6 Lições do Livro Grande Magia
Este post contém links afiliados. Saiba mais em Política de Privacidade.
Aqui estão as seis principais lições do livro Grande Magia:
1 – Para ter uma vida criativa, você não precisa ter uma profissão ligada às artes.
No livro, a Liz conta a história de uma amiga que era patinadora quando criança, mas que na adolescência, quando percebeu que não era boa o suficiente para ser profissional, simplesmente parou de patinar. Um dia, essa amiga se deu conta de como tinha deixado para trás algo que amava tanto fazer e decidiu voltar a patinar já com seus 40 anos como um hobby.
O triste dessa história é que ela se privou por mais de 20 anos de fazer o que ama só porque não poderia trabalhar com isso.
A lição aqui é que não importa se você vai ser profissional ou não, você pode e deve fazer o que você ama. E para isso você não precisa pedir demissão do seu trabalho ou largar tudo e fugir com um circo (ou pode, se quiser…). Às vezes as pessoas acham que só porque não podem ser profissionais, então não podem fazer as coisas. Se você gosta de escrever, pintar, fotografar ou qualquer outra coisa artística, apenas faça.
2 – Não valorize suas limitações / Não defenda suas fraquezas
Alguma vez você já falou algo do tipo “Ah não! Não posso fazer isso porque _____” (preencha a lacuna com o que quiser: sou baixinha; sou muito alta; sou péssima com números; não sou boa em inglês; …)?
Muitas vezes, nós usamos as nossas fraquezas como desculpas para não fazer coisas que queremos, para não enfrentarmos os nossos medos.
Uma pergunta: você quer ser que as pessoas se lembrem de você pelas suas fraquezas ou pelas coisas incríveis que definem você como sua personalidade e suas qualidades?
3 – Tudo bem se a sua ideia não for original
Você já teve alguma ideia criativa, mas desistiu de fazer porque achou que a ideia não era original?
Talvez você queira escrever um livro, criar um blog, compor uma música ou criar qualquer coisa, mas tenha desistido porque percebeu que outra pessoa já fez isso.
Se você pensar bem, é bem difícil ter uma ideia totalmente original. Agora, imagine se ninguém mais escrevesse romances já que Shakespeare foi o maior escritor que existiu. Ou se ninguém mais criasse uma banda, já que os Beatles revolucionaram a história da música. Ou ninguém mais pintasse depois do Picasso.
O fato é que não importa quantas pessoas já fizeram ou ainda vão fazer o mesmo que você quer fazer, nunca será igual ao que você criar. Só você é você.
4 – Você não deve fazer o que ama, mas sim o que ama o suficiente para suportar as coisas ruins que vêm junto
Antes de escolher o que vai fazer, você deve estar ciente das partes mais desagradáveis também. Geralmente quando temos um sonho, só pensamos nas partes boas.
Por exemplo, se você quer ser uma cantora famosa, não pode se importar de dormir tarde nas noites de apresentação ou ser perseguida por fotógrafos quando sair de casa. Se você quer um empreendedor, deve estar disposto a trabalhar duro antes de a empresa começar a dar lucros. Se quer ter um corpo malhado, não se importará de ir à academia quase todos os dias e comer alimentos saudáveis.
O importante é perceber que tudo o que você for fazer terá partes indesejadas. Você só precisa saber as que está disposto a aceitar.
5 – Feito é melhor do que perfeito
O perfeccionismo é muitas vezes empregado como uma qualidade. Mas pode acabar se tornando uma armadinha, pois é comum que os perfeccionistas achem que seu trabalho nunca será bom o suficiente e por isso não o terminam ou sequer começam.
É importante que você dê seu melhor no seu trabalho, porém uma hora você precisa terminá-lo e entregá-lo ao mundo. E vale lembrar que não importa quanto tempo você gaste tentando deixar seu projeto o mais próximo de perfeito, sempre haverá alguém que encontrará um defeito.
Às vezes, nos sentimos mal porque o que fizemos não ficou perfeito. Porém é importante lembrar que a maioria das pessoas não terminem, ou pior, nem começam seus projetos. Então se você terminou, isso já é um feito honroso e você já está na frente de muitas pessoas.
6 – Ninguém está pensando em você
Parece triste falando assim, mas não é. Você já desistiu de alguma coisa por medo do que as pessoas iam falar?
A verdade é que as pessoas não têm tempo para pensar em você ou no que está fazendo, pois estão ocupadas demais com seus próprios dramas. Pode até ser que em um momento ou outro elas te deem um minuto de atenção, mas logo voltam para suas vidas e esquecem de você.
Então, se quer fazer algo, faça. Ninguém se importa.
Conclusão
Essas são apenas algumas das lições do livro Grande Magia e eu super recomendo que você leia o livro também! Se você ficou interessada em aprender ainda mais, pode comprar o livro aqui.
Mais posts para você:
- 5 Livros Para Mudar a Sua Vida
- Lições do Livro Os Quatro Compromissos
- 30 Lições de Vida dos Meus 30 Anos
E aí, você já leu esse livro? Qual é a sua lição favorita?
Deixe um comentário