Lições do Livro Os Quatro Compromissos

Este post contém links afiliados. Saiba mais em Política de Privacidade.

Lições do Livro Os Quatro Compromissos de Don Miguel Ruiz | Livro de desenvolvimento pessoal e espiritualidade – Hello Amazing Life #helloamazinglife #livros #lições #desenvolvimentopessoal #espiritualidade #osquatrocompromissosOs Quatro Compromissos é um livro de Don Miguel Ruiz baseado na Filosofia Tolteca, que funciona como um guia prático para a liberdade pessoal. O livro apresenta conceitos e hábitos simples que quando aplicados à vida, nos permite ter mais felicidade, deixando para trás crenças limitantes e sofrimentos desnecessários.

Aqui estão algumas das principais lições do livro Os Quatro Compromissos:

 

Os seres humanos são domesticados

Todas as coisas em que você acredita não são suas de verdade. São crenças que foram impostas a você quando ainda era criança, pelos seus pais, escola, igreja e a sociedade no geral. Quando estamos crescendo, se não seguimos as regras, somos punidos, e se agimos como esperado, recebemos recompensas. Quando nos tornamos adultos, não precisamos mais de ninguém para nos dizer o que é certo e o que é errado. As crenças se tornam tão fortes em nossas mentes, que nós mesmos nos punimos e nos recompensamos, nos tornando auto domesticados. Aos poucos, deixamos de ser quem realmente somos e fingimos ser diferentes na intenção de agradar todos à nossa volta.

 

A forma como enxergamos a realidade é uma ilusão

A sua personalidade é definida pelos compromissos que você firma com você mesmo. É o que define quem você é, no que você acredita, como deve se comportar e o que pode ou não fazer. O problema é que muitos desses compromissos foram feitos de forma inconsciente, quando você ainda era criança ou são baseados no medo. Esses compromissos tiram o seu poder pessoal, por isso é importante que você tenha consciência das suas crenças e escolha adotar novos compromissos que sejam mais benéficos para você.

 

Compromisso 1: Seja impecável com a sua palavra

A palavra é como um instrumento de magia através do qual você manifesta a sua realidade. É através dela que você se expressa, se comunica e pensa. Você pode usá-la na direção da verdade e do amor, criando, libertando, amando e demonstrando gratidão. Ou você pode usá-la na direção do ódio, fofocando, amaldiçoando, culpando e causando remorso.

Nossa mente é como um solo fértil em que sementes estão sendo plantadas o tempo todo. As sementes são as opiniões, ideias e conceitos. Quando alguém nos diz algo e acreditamos, mudamos a nossa realidade para se adequar a essa nova crença, sendo essa crença positiva ou negativa. Da mesma forma, o que você diz aos outros e a si mesmo carregam o mesmo poder. Ser impecável com a sua palavra é usá-la sempre com a intenção de espalhar a verdade e o amor.

 

Compromisso 2: Não leve nada para o lado pessoal

Nada do que as pessoas dizem, pensam, sentem ou fazem tem a ver com você. Cada pessoa enxerga o mundo de uma maneira diferente de acordo com as crenças aprendidas quando criança e as experiências que tiveram no decorrer da vida. Por isso, quando alguém te diz alguma coisa, não está falando de você e sim sobre elas mesmas. É um reflexo de seus próprios sentimentos e crenças.

Quando você leva tudo para o lado pessoal, você se sente ofendido, tenta se defender e cria conflitos. Se você não levar nada para o pessoal, estará imune às opiniões dos outros e livre de sofrimentos desnecessários.

 

Compromisso 3: Não tire conclusões

Os seres humanos tendem a tirar conclusões sobre tudo. Ao presumir o que outras pessoas estão fazendo ou pensando, você assume que todas as pessoas pensam e tem as mesmas crenças que você, o que não é verdade. Esse problema é ainda pior com as pessoas mais próximas, pois assumimos que essas pessoas nos conhecem tão bem que deveriam saber o que estamos pensando e sentindo. O que só causa mágoa, desentendimentos e conflitos.

Por isso é importante sempre pedir esclarecimentos, perguntar quando tiver dúvidas, falar o que realmente pensa e nunca tirar conclusões sem saber todos os fatos.

 

Compromisso 4: Dê sempre o melhor de si

Faça sempre o melhor que puder, nem mais nem menos. Se você colocar muito esforço para conseguir o seu melhor, acabará esgotado e ainda não será o suficiente. Se fizer menos do que o seu melhor, poderá se sentir culpado ou arrependido. Mas saiba também que o seu melhor está em constante mudança, por exemplo, se você está descansado, feliz e cheio de energia, você será muito mais eficiente do que se estiver cansado, triste ou zangado.

Dando o melhor de si, você vai viver intensamente e vai apreciar o trabalho que está fazendo, independente das recompensas. Se você pensar “eu dei o meu melhor”, você não terá arrependimentos mesmo que o resultado não seja o que você esperava.

 

Conclusão

Bom, esse é apenas um pequeno resumo das lições do livro Os Quatro Compromissos. Eu recomendo que você leia o livro completo para entender melhor os conceitos e tirar as suas próprias lições. Se tiver interesse, pode comprar o livro na Amazon.

 

E aí, você já leu esse livro? Qual desses compromissos você vai adotar para sua vida?

Lições do Livro Os Quatro Compromissos de Don Miguel Ruiz | Livro de desenvolvimento pessoal e espiritualidade – Hello Amazing Life #helloamazinglife #livros #lições #desenvolvimentopessoal #espiritualidade #osquatrocompromissos

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página!